Artigo de William Mendes* para a comunidade WordPress São Paulo
Dentro da área de Marketing Digital, SEO é um dos temas mais debatidos entre os profissionais. Quem tem um site em WordPress ou em outro CMS precisa ficar de olho no assunto.
Apesar das empresas investirem milhões em mídia paga -, ou seja, em anúncios do Google Ads, para atrair mais clientes para o seu negócio -, alcançar a primeira posição da busca orgânica só é possível para as companhias que dominam às estratégias de SEO.
Essa combinação deve ser utilizada logo na criação do site, assim você saberá como organizá-lo, utilizando as melhores práticas.
LEIA TAMBÉM
Para manter inclusão e respeito, WordPress altera termos
Arrisque-se. Vale muito a pena palestrar em outro idioma, diz Anyssa Ferreira
Hierarquia visual e tipografia: vista seu texto com trajes atraentes e conquiste o seu leitor
Com videodica sobre URLs amigáveis, Fabiana Oliveira volta ao Drops WordPress São Paulo
Quanto mais próximo da primeira posição seu site estiver para uma determinada palavra-chave, maior será a sua autoridade naquele segmento. Vale ressaltar que cada termo se refere a uma busca diferente e, consequentemente, mudam os seus concorrentes e a dificuldade para se manter no topo.
Neste texto, apresentarei brevemente o universo do SEO.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou, em Língua Portuguesa, otimização para mecanismos de busca.
O conjunto dessas práticas ajuda o Google a compreender os conteúdos e apresentar o melhor resultado para cada dúvida dos usuários.
Imagine que, a cada segundo, milhões de pesquisas são realizadas em diferentes buscadores e, em sua maioria, no Google, o search engine mais utilizado no mundo.
Para cada termo pesquisado, começa uma nova competição na busca pela primeira posição. O trabalho do Google é compreender qual a dúvida do usuário e apresentar as melhores respostas.
Mobile first
O smartphone se tornou um computador portátil, devido a sua alta capacidade de processamento. Estando cada vez mais presente na vida das pessoas, é natural que ele se torne uma ferramenta para nos auxiliar diariamente.
Segundo o presidente do Google Brasil Fábio Coelho, o país detém a segunda posição mundial em tempo permancência online e é o terceiro no consumo de internet móvel – lembrando que 50% das buscas são realizadas pelos smartphones.
Vale ressaltar que o Google já anunciou que mesmo as buscas por desktop serão mobile first a partir de setembro de 2020.
Para fechar, gostaria de destacar duas vantagens das buscas orgânicas – que dependem do SEO em relação à compra de mídia SEM (Search Engine Marketing) -: são mais efetivas a longo prazo e o valor do investimento é muito menor.
*William Mendes é mercadólogo e trabalha com SEO, Inbound Marketing e Outreach.
*
Envio de artigos
Para escrever um artigo para a comunidade WordPress São Paulo, envie uma mensagem para saopaulo@wpbrasil.org, sob o assunto “Artigo”.
O conteúdo deste artigo não reflete, necessariamente, as opiniões da comunidade WordPress São Paulo.