Categorias
Blog Coluna de Raycia Lima

Hierarquia visual e tipografia: vista seu texto com trajes atraentes e conquiste o seu leitor

Por Raycia Lima

Quando queremos ser vistos na web, sabemos que os textos organizados são mais efetivos na questão de resultados do que os esteticamente bagunçados.

Quando falo de organização, delimito o assunto à hierarquia visual e à tipografia. Li esses dias um post exemplificando partes de um texto que seriam lidas primeiro do que outras só por causa da tipografia usada e do posicionamento das frases.

A partir disso, desenvolvi a imagem abaixo.

Quando parei para analisar o assunto, logo pensei: isso é incrível! Sim, incrível porque, apesar de passarmos a maior parte do nosso tempo online sendo impactados por conteúdos, acabamos não refletindo sobre a questão de que cada parte que vemos na internet foi pensada para existir exatamente daquela forma.

A disposição de uma linha-fina, um olho ou até mesmo uma frase naquele lugar específico foi pensada para agradar o usuário.

LEIA TAMBÉM
Arrisque-se. Vale muito a pena palestrar em outro idioma, diz Anyssa Ferreira
Maria Rita Casagrande ministra palestra “Do zero a unicórnio com WordPress” no WCSP 2019; reveja talk
Drops WordPress São Paulo recebe videodicas de usuários

Padrões de leitura
Sobre os padrões de leitura, excluindo alguns povos, como, por exemplo os japoneses, a maioria das pessoas tem o hábito de ler de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Além disso, estudos recentes também mostram que as pessoas tendem ver a página inteira e, depois dessa análise, começar a ler o conteúdo.

Com esses dados, fica mais claro refletir sobre o posicionamento dos componentes do nosso texto. Mas, além disso, existe outro ponto-chave para agradar o usuário: a tipografia.

A tipografia, principalmente em textos de publicidade, pode mudar completamente como o usuário verá a informação, pois é a marca visual mais importante do seu texto.

O WordPress disponibiliza alguns plugins que ajudam a “incrementar” o seu texto com um visual mais atraente.

Um deles é o TinyMCE Avançado. Cito esse pois já uso e sei que é um plugin leve, estável e possui uma ampla gama de fontes.

Caso você saiba qual tipografia deseja aplicar, mas não sabe o nome dela, indico uma extensão do Google Chrome chamada de WhatFont.

Apesar de aprendermos na faculdade a importância da tipografia, no dia a dia, alguns jornalistas e escritores acham que esse é um “problema” exclusivo do designer. Do meu ponto de vista, pensar dessa forma é um erro.

Olhar os detalhes é algo que deveríamos estar mais habituados, assim como os designers estão. Por isso, para conhecer a opinião de alguém que trabalha e estuda o usuário, conversei com uma colega sobre o assunto.

+ TEXTOS DA COLUNA DE RAYCIA LIMA

Rhayssa Nery, que atua há mais de dez anos nessa área e, atualmente, trabalha com UI Design (User Interface Design), explica que “na composição visual, a tipografia é um recurso de extrema importância. O usuário necessita de um ambiente estruturado, que possibilite que ele absorva a informação pela visão e expressividade comunicacional simultaneamente”.

Reflita sobre isso e analise os sites que frequenta na web. Veja como estão organizados e qual tipografia usam. Depois disso, verá que cada um te impacta de uma forma diferente, às vezes de forma boa, outras nem tanto.

*

Quinzenalmente, Raycia Lima escreve sobre Conteúdo para a comunidade WordPress São Paulo.

*

Raycia Lima — Radicada na capital paulista, a jornalista é de Triunfo (PE). Formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Raycia, 25 anos, utiliza o WordPress desde 2017. Em 2019, assistiu aos WordCamps (SP) São Paulo e Florianópolis (SC).

1 resposta em “Hierarquia visual e tipografia: vista seu texto com trajes atraentes e conquiste o seu leitor”

Deixe uma resposta