
Gigante na internet, hoje, o WordPress se encontra presente em quase 40% de todos os sites do mundo.
A partir desse crescimento, os desenvolvedores de temas para WP estão em um processo de transição iniciado com as primeiras versões do editor Gutenberg e sua proposta de blocos para a edição de páginas e posts.
Atualmente nos encontramos na versão WordPress 5.6 “Simone” e, com ela, estamos mais próximos de uma grande melhoria, que é a possibilidade de editar um site completamente baseado em blocos, incluindo cabeçalhos, rodapés e barras laterais.
Até o momento, todos os temas desenvolvidos terão suporte e funcionarão perfeitamente — como sempre aconteceu. Não existe uma data definida para que essa nova forma de desenvolvimento de temas, baseado em blocos, substitua completamente os temas atuais.
LEIA TAMBÉM
Com 2 trilhas, WordCamp São Paulo 2020 – Lado B oferece 4 palestras
WCSP 2019: em palestra, Eduardo Pittol fala de criação de blocos Gutenberg com React
Viviane Casanova mostra técnicas de copywriting em palestra no WCSP 2019
Mas, é importante que os desenvolvedores estejam familiarizados para que possam atualizar seus temas, criar novos ou mesmo prestar suporte/manutenção ao novo formato.
+ TEXTOS DA COLUNA DE EVERALDO MATIAS
Na versão 5.6 “Simone”, do WP, a funcionalidade Edição Completa do Site (Full Site Editing, em inglês) está disponível apenas pelo plugin e para usuários que ativarem a utilidade.
Caso não esteja acompanhando essa evolução, sugiro que inicie lendo essa breve documentação [em inglês].
Como esse é um conteúdo novo e segue em desenvolvimento, pretendo acompanhar e escrever mais sobre ele nesta coluna. Para eu saber o que você acha, deixe suas sugestões e opiniões nos comentários.
*
Mensalmente, Everaldo Matias escreve sobre Desenvolvimento para a comunidade WordPress São Paulo.
*
Everaldo Matias — O paulistano de 33 anos é desenvolvedor WordPress desde 2009. Formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pela UNINOVE, contribui com a comunidade WordPress desde março de 2010. No universo do graffiti, é conhecido como Eve14. Nessa faceta, já participou da iniciativa São Paulo Capital Graffiti, é um dos idealizadores do Coletivo 5 Zonas, ganhou o prêmio Arte na Amauri do restaurante Ecco e realizou trabalhos para G-Shock, Dimension Customs, Tintas Coral, Pixel Show, Sesc Santo André, Estadão, entre outros.
O conteúdo desta coluna não reflete, necessariamente, as opiniões da comunidade WordPress São Paulo.
Redes sociais & últimos destaques da comunidade WordPress São Paulo

[…] TAMBÉMO futuro (próximo) para devs de temas WordPressGutenberg: aprenda como desabilitar blocos desnecessáriosProblemas durante a […]
[…] TAMBÉMCrie novas medidas de recorte de imagens no WPO futuro (próximo) para desenvolvedores de temas WPGutenberg: aprenda como desabilitar blocos […]