Categorias
Blog Coluna de Everaldo Matias

Reinventado, o tradicional WordCamp São Paulo acontece em formato online e gratuito

Por Everaldo Matias

Em formato online e gratuito, o WordCamp São Paulo 2020 acontece em 12 de setembro. Por causa da pandemia de Covid-19, a organização reinventou a edição paulistana para manter o tradicional evento, realizado desde 2012, vivo.

Garanta o seu ingresso para o WCSP 2020

Para quem não sabe, o WordCamp é uma conferência local que aborda os mais diversos assuntos sobre WordPress.

Este ano a comunidade WordPress São Paulo está ainda mais engajada para entregar a melhor experiência a todos os participantes.

Para quem já teve a oportunidade de participar de outras versões do WordCamp São Paulo, sabe o quanto ele é importante para a comunidade WordPress.

Comunidade e Networking
O WordCamp é, sem dúvida, um dos eventos mais importantes para todos aqueles que de alguma forma trabalham com WordPress, seja para escritores, desenvolvedores, designers ou mesmo aquele empreendedor dedicado que se aventura e coloca a mão na massa.

Além de todo o aprendizado e novos conhecimentos, quero destacar aqui mais dois pontos que são nativos de qualquer WordCamp: Comunidade e Networking.

A Comunidade é formada por todas as pessoas que estão ao redor do WordPress e que de alguma forma usam e contribuem com o seu ecossistema.

LEIA TAMBÉM
Comunidade WordPress São Paulo procura colunistas
Coluna de Felipe Elia: WordPress 5.5 traz recursos esperados há muito tempo por usuários
Com tema Palestre no WCSP 2020, Meetup online reúne Anyssa Ferreira, Felipe Elia e Filipe Nzongo
Edney “InterNey” Souza aponta 5 mindsets para transformação digital em palestra do WCSP 2019

Essa contribuição voluntária é, de certa forma, um agradecimento e ajuda a manter o WordPress sempre vivo, atualizado e atraindo mais e mais entusiastas para a plataforma.

O próprio WordCamp é um reflexo disso: tanto para quem está nos bastidores – organizando – quanto para os palestrantes e os outros participantes.

Organizadores, palestrantes e público em foto no WordCamp São Paulo 2018/Divulgação

Cada WordCamp é único, em todos os sentidos, e uma atividade que acompanha alguns WordCamps pelo mundo é o Contributor Day (Dia do Contribuidor, em português), em que qualquer participante – de qualquer nível de experiência – pode se juntar ao grupo e colaborar de alguma forma.

Por exemplo, o WordCamp Europa 2020 realizou o Contributor Day. Como o evento foi online, a quantidade de pessoas contribuindo foi muito grande. Todos os colaboradores foram engajados a compartilhar no Twitter a hashtag #WCEUFamilyPhoto para participarem da foto oficial – tradição também nos WordCamps.

Mas peraí… Você não precisa esperar o WordCamp chegar para dar a sua contribuição à comunidade WordPress.

Existem muitas formas de fazer isso no dia a dia, inclusive no seu perfil do WordPress – caso não tenha, crie um. Lá, você pode definir o quanto pode se dedicar ao WordPress por semana.

Você pode ajudar traduzindo um plugin/tema, participando das discussões nos fóruns do Make WordPress sobre os mais diversos assuntos como, por exemplo, Acessibilidade, Design, Core, Traduções, Documentação, entre outros.

Outro local que indico para quem quiser iniciar com alguma contribuição é o fórum de suporte oficial do WordPress.

Nesse espaço, além de ajudar outras pessoas passando a sua experiência, você acaba refinando ainda mais seu conhecimento – sem contar na gratidão em receber um: Funcionou, muito obrigado!

Por fim, a comunidade brasileira se comunica pelo Slack, que é um excelente local para entender o que vem sendo feito e organizado.

Sobre o Networking, sabemos o quanto ele é importante: tanto para encontrar novas oportunidades como para conhecer novas pessoas. Nisso, você pode encontrar um projeto ou ação voluntária que faça sentido para você.

Por mais que os WordCamps sejam eventos locais – e isso é bem evidente nas edições do WordCamp São Paulo -, a quantidade e a diversidade de pessoas/localidades/ideias é uma mina de ouro e, até mesmo, um empurrão para tirar aquela ideia do papel.

Nesse WCSP 2020, o networking será um pouco diferente, virtual, mas com o mesmo significado e importância dos WordCamps presenciais. Quem sabe, por ser online, a quantidade de conexões entre as pessoas seja até maior por possibilitar, justamente, que mais pessoas participem… Saberemos no dia 12 de setembro.

Nos vemos (virtualmente) no WordCamp São Paulo 2020!!!

*

Mensalmente, Everaldo Matias escreve sobre Desenvolvimento para a comunidade WordPress São Paulo.

*

Everaldo Matias — O paulistano de 33 anos é desenvolvedor WordPress desde 2009. Formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pela UNINOVE, contribui com a comunidade WordPress desde março de 2010. No universo do graffiti, é conhecido como Eve14. Nessa faceta, já participou da iniciativa São Paulo Capital Graffiti, é um dos idealizadores do Coletivo 5 Zonas, ganhou o prêmio Arte na Amauri do restaurante Ecco e realizou trabalhos para G-Shock, Dimension Customs, Tintas Coral, Pixel Show, Sesc Santo André, Estadão, entre outros.


O conteúdo desta coluna não reflete, necessariamente, as opiniões da comunidade WordPress São Paulo.


Redes sociais & últimos destaques da comunidade WordPress São Paulo

Uma resposta em “Reinventado, o tradicional WordCamp São Paulo acontece em formato online e gratuito”

Deixe uma resposta