Arrisque-se. Vale muito a pena palestrar em outro idioma, diz Anyssa Ferreira

Ela debutou no WordCamp Europa 2020. Em 6 de junho, a organizadora do WordCamp São Paulo Anyssa Ferreira estreou como palestrante internacional na edição europeia da conferência dedicada ao CMS.

Em entrevista ao blog da comunidade WordPress São Paulo (WPSP), a paulistana de 29 anos contou como se tornou palestrante do WordCamp mais badalado do mundo. Ainda durante esse dedo de prosa, a cofundadora do estúdio Haste deu dicas para quem quer ministrar palestras no exterior.

*

WPSP – Como se tornou palestrante do WordCamp Europa 2020?
Anyssa Ferreira –
Participei do WCEU 2019. Além de ter adorado, a experiência me ajudou a desmistificar o evento. Vi que as pessoas são tão acessíveis quanto as de outros WordCamps.

Submeti a palestra “Prototyping WordPress projects” para a edição deste ano. Antes do evento presencial ser cancelado, recebi uma resposta positiva.

Anyssa Ferreira, 29 anos, ministrou a palestra “Prototyping WordPress projects” no WCEU 2020/Reprodução

WPSP – Como foi a preparação para a sua palestra?
Anyssa Ferreira –
Inicialmente, eles perguntaram se a minha proposta de palestra poderia se tornar um workshop. Quando cancelaram o evento presencial, eu imaginei que o workshop não aconteceria mais, já que pela internet fica difícil.

Faltando um mês para o WCEU 2020, me perguntaram se eu poderia apresentar uma palestra sobre prototipagem para WordPress.

A partir disso, iniciei a preparação. Usei vários conceitos de Lean UX como referência.

Tentei abordar o assunto respondendo as principais perguntas sobre o tema como, por exemplo, o que é, quais os benefícios, como fazer, etc.

LEIA TAMBÉM
Maria Rita Casagrande ministra palestra “Do zero a unicórnio com WordPress” no WCSP 2019; reveja talk
Até quando a sustentabilidade do open source e o voluntariado se completam?
Maria Angélica Cintra: aos 67 anos, usuária de WordPress monta site sozinha
Drops WordPress São Paulo recebe videodicas de usuários

WPSP – Qual foi o maior desafio?
Anyssa Ferreira –
Com certeza, o idioma. Tive medo. Meu inglês é ok. No entanto, fiquei um pouco intimidada. Afinal das contas, falaria para uma plateia onde a maioria dos espectadores seriam nativos ou fluentes.

Precisei manter a calma e a confiança para falar melhor. Nesse aspecto, duas coisas me ajudaram muito: as anotações nos slides e o treino constante.

Escrevi um roteiro completo com o que falaria. Para não perder nada na tradução, já comecei em inglês. Assim pude revisar a gramática e melhorar o vocabulário.

Usei esse roteiro como base para montar os slides e segui esse texto como guia para a minha apresentação.

Embora não estivesse lendo, sabia que eram aqueles pontos que eu precisava falar e poderia recorrer a eles quando necessário.

Sobre o treino, fui praticando a apresentação e, cada vez, encontrava coisas que poderiam melhorar.

Também contei com a ajuda da norte-americana Erica Varlese. Quando comentei que estava um pouco nervosa, ela se prontificou a me ajudar com o inglês. Fiz uma apresentação-teste para ela, e Erica me incentivou e me deu ótimos feedbacks.

WPSP – Quais dicas você dá para quem quer ministrar palestras em outro idioma?
Anyssa Ferreira –
Primeiro, você não precisa ser fluente para palestrar em outra língua. As pessoas não ligam se você não falar perfeitamente, se errar algumas palavras, gaguejar ou tiver sotaque, o importante é que a mensagem chegue até elas.

Segundo, treine as palavras que você tiver mais dificuldade. Dessa forma, você se sentirá mais confiante.

Por último e o mais importante: arrisque-se. Palestrar em outro idioma vale muito a pena e pode gerar muitas oportunidades.

*

A seguir, veja os slides da palestra “Prototyping WordPress projects”, de Anyssa Ferreira, no WordCcamp Europa 2020.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Comunidade WordPress São Paulo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading